04/04/2011
PARABENS C.C.O.D. SANTO ANTÓNIO DAS ANTAS Ler mais...
05/04/2011
Assembleia Geral Ler mais...
01/09/2010
33º Aniversário da Cooperativa Ler mais...
01/10/2010
Travessa da Póvoa (Av.Fernão Magalhães - Porto) Ler mais...

História

A Cooperativa de Construção e Habitação Santo António das Antas nasceu a 22 de Setembro de 1977, data em que foi feita a escritura no 1º cartório Notarial do Porto. A primeira reunião foi feita no Salão Paroquial da Igreja de Santo António das Antas, dando origem ao nome da Cooperativa.


Por breves meses a sua primeira sede foi instalada na Rua Barão de S. Cosme, vindo a mudar-se para a Rua de Santa Catarina, 310 – sala H e posteriormente em 10 de Outubro de 1992, mudou-se para instalações próprias na Rua de Santa Catarina, N.487 1º Andar, Porto, onde hoje funcionam todos os serviços administrativos e se realizam as Assembleias Gerais.



A OBRA


Em resultado do esforço dos fundadores da Cooperativa em dois terrenos cedidos em direito de superfície pela Câmara Municipal do Porto, foram construídos os dois primeiros empreendimentos: 1º empreendimento em Duarte Leite no Porto com 21 fogos, iniciado em 1979 e concluído em 1981 e 2º empreendimento em Martins Moniz – Aldoar – Porto com 16 também iniciado em 1979 e concluído em 1981.


Em 1980 também num terreno cedido em direito de superfície pela CMP, foi iniciada a construção do 3º empreendimento em Contumil – Porto com 32 fogos tendo sido concluídos em 1984.


Neste mesmo ano de 1980 num terreno comprado a particulares, foi iniciada a construção do 4º empreendimento em Laborim de Baixo – Freguesia de Mafamude – Vila Nova de Gaia, com 131 fogos, 18 lojas Comerciais, parque desportivo, 2 salas de convívio e 1 infantário com as valências de creche, pré-escolar, ATL e Salas de estudo. A conclusão e entrega dos fogos foi feita em Outubro de 1984.


Estes 4 empreendimentos foram construídos num tempo de enormes dificuldades e de alguma confusão, nomeadamente ao nível da entidade financiadora, a então F.F.H. – Fundo de Fomento de Habitação. Apesar de tudo, a persistência e a determinação dos vários dirigentes, conseguimos realizar o sonho de muitas famílias, o de ter uma casa, só possível graças a Cooperativa.


Em meados da década de 80, a Cooperativa inicia a todos os níveis uma nova fase. Reorganizam-se os serviços, introduzem-se novas metodologias de gestão empresarial com profissionalismo e credibiliza-se a Instituição.


Em 1990, num terreno também comprado a particulares inicia-se a construção do 5º empreendimento na Quinta das Rosas – Freguesia de Vilar do Paraíso – Vila Nova de Gaia, com 56 fogos, lugares de garagem e 8 lojas comerciais. A sua conclusão foi em 1993.


Em 1991 após muitos anos de promessas e negociações para adquirirmos o terreno, lançamos a 1ª pedra do 6º empreendimento, nas Antas, para 73 fogos, lugares de garagem e arrumos. A conclusão e entrega dos fogos foi em 1993.


Neste mesmo ano de 1991 em parceira com mais 6 cooperativas, iniciamos a construção da Cidade Cooperativa da Prelada, 591 fogos, dos quais 52 adquiridos por nossos cooperantes. Este empreendimento concluído em 1993 e composto por vários estabelecimentos comerciais, zonas de lazer, espaços e equipamentos sociais, são um marco do cooperativismo, do qual nos orgulhamos de pertencer.


Em 1994 iniciamos o 8º projecto em Baguim do Monte - Rio Tinto – Gondomar, num terreno protocolado com a Câmara Municipal de Gondomar, onde construídos as primeiras 8 moradias unifamiliares – T4, tendo-se concluído em 1996.


Durante o ano de 1995 laçamos o 9º projecto e 2ª fase neste mesmo loteamento, onde construímos mais 16 moradias unifamiliares – T4. A sua conclusão e entrega aos sócios foi em 1997.


Em 1996 iniciamos a construção do 10º empreendimento, de 15 fogos, também em Rio Tinto – Gondomar (junto a S. Caetano). A sua conclusão e entrega foi feita em 1997.


Em 1999 aderimos à UCHA – União Cooperativa Habitacional, U.C.R.L., encetando uma politica de parceria, que na perspectiva da Direcção, face aos desafios futuros, seria de fundamental importância para a estratégia da nossa acção, desenvolvendo projectos em comum e fazendo parte juntamente com mais sete cooperativas daquelas que serão as mais activas do nosso movimento cooperativo habitacional nacional.


Fruto desta parceria participamos na construção de um empreendimento constituído por 28 fogos, aparcamentos, área de lazer e piscina, na Meia Praia – Lagos Algarve, tendo a nossa Cooperativa adquirido um apartamento para proporcionar férias aos nossos sócios em condições muito vantajosas, a exemplo de uma outra casa comprada na década de 90 na Manta Rota também no Algarve, destinado ao mesmo fim.


Em 2000 iniciamos a construção do 11º empreendimento num terreno comprado a particular, em Pedrouços – Maia, constituído por 9 apartamentos, alguns duplex com garagem individuais, tendo-se concluído em 2001


Em 2001 iniciamos a construção do 12º empreendimento em Baguim – Rio Tinto – Gondomar, constituído por 48 apartamentos, lugares de garagens e arrumos. Foi concluído em 2002.


Em parceria construimos a Cidade Cooperativa da Prelada, e o empreendimento da Belavista -Madalena - Vila Nova de Gaia

MOVIMENTOS COOPERATIVOS


Integramos os órgãos sociais da FENACHE – Federação Nacional das Cooperativas da Habitação Económica, representados pelo Presidente da Direcção, temos participação na UCHA – União Cooperativa Habitacional, na UCRL, na GAIACOOP e AREIAS UCHA.


No plano do desenvolvimento do cooperativismo, participamos activamente em todos os fóruns e estamos disponíveis para cooperar com as autarquias, na resolução dos problemas habitacionais, nas cidades onde já construímos, Porto, Gaia, Gondomar e Maia, assim estas queiram.



O FUTURO


A história e o sucesso das Instituições escreve-se com obra feita, com vontade, saber e competência dos homens.


A Cooperativa de Construção e Habitação Santo António das Antas fez em 2007, 30 anos de história, e ao longo de todo este tempo, sobretudo nos primeiros anos, muitas dificuldades a vários níveis existiram. Contudo, soubemos ultrapassa-los, e temos orgulho na obra feita, nos valores que cultivamos e sobretudo muita determinação e esperança no futuro.

C.C.H. Santo António das Antas - Copyright © 2020 - Design by @ndrol@s